terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CASA FERREIRINHA E O BARCA VELHA


A Casa Ferreirinha é a referência máxima dos vinhos da região do Douro, Portugal. Foi fundada no século XVIII por Bernardo Ferreira, mas foi sua neta Dona Antonía Adelaide Ferreira, a Dona Ferreirinha (foto abaixo), que alavancou e desevolveu a viticultura na região do Douro com seu espírito empreendedor. Uma mulher muito que fez história no mundo do vinho!!! Para se ter uma idéia, Dona Antonía assumiu as rédeas da empresa com 33 anos, ficou viúva duas vezes, recebeu prêmios por seus vinhos, distribuiu dinheiro aos pobres, lutou contra o governo que só queria saber de vinhos espanhóis, financiou estradas de ferro na região do Douro e por aí vai...




A quarta geração da família Ferreirinha vendeu, em 1987, a empresa A.A. Ferreira para o grupo Sogrape Vinhos, o maior do ramo de vinhos em Portugal, que manteve as tradições e valores construídos ao longo da histórias dos "Ferreiras"!
O vinho mais famoso da Casa é o mítico Barca Velha. Não se conhecia vinhos de alta qualidade senão o vinho do Porto, mas foi o Barca Velha que quebrou esse panorama em Portugal, este, por muitos anos foi o principal vinho de mesa de qualidade em Portugal e reconhecido pelo mundo inteiro. Desde o seu lançamento, apenas as colheitas de grande qualidade são selecionadas para a produção desse vinho, isso tudo para se ter um vinho da mais alta qualidade ou seja, um vinho perfeito! Ao longo de todos esses anos foram poucas as colheitas do Barca Velha: 1952, 1953, 1954, 1957, 1964, 1965, 1966, 1978, 1981, 1982, 1983, 1995 e 2000. Em 1962, foi criada a marca Reserva Ferreirinha especial, destinadas às colheitas de qualidade diferente do Barca Velha, mas isso não quer dizer que o vinho não é bom, pelo contrário.



O nome "Barca Velha" nasceu de um vinhedo na Quinta do Vale do Meão, um dos vinhedos que forneciam uvas para a produção do Barca Velha. Nesse vinhedo, localizado na margem do rio Douro, ficava uma velha barca, usada para cruzar o rio...por isso o nome.
Mas além desse vinho mítico a Casa Ferreirinha possui outros vinhos de qualidade e produzidos com muita dedicação como o Quinta da Leda, Vinha Grande e Esteva (o mais barato)...vinhos que valem a pena experimentar!!!



A Wine School escolheu um vinho da Casa Ferreirinha para a promoção de natal: o Vinha Grande, 3 grfs por R$220,00 e 3 grfs por R$430,00...quem tiver interesse é só enviar email para wineschool@wineschool.com.br.

Bjs

2 comentários:

  1. ofereceram me uma garrafa de vinho barca velha de 1981 gostava que alguem me fala se sobre este vinho

    ResponderExcluir
  2. O sr. deve ser médico ou advogado! Os engenheiros não recebem esses vinhos...

    ResponderExcluir