terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VINHOS DA ÁFRICA DO SUL!!!


A história do vinho na África do Sul se inicia em 1655 quando Jan van Riebeeck, primeiro governador do Cabo, plantou lá as primeiras videiras importadas da França e Espanha. Quatro anos depois foi produzido o primeiro vinho sul-africano. Mas foi na década de 70 que eles adquiriram maior qualidade, pois criou-se a lei do Vinho de Origem e cerca de 60 denominações são reconhecidas. A entrada no mercado ocorreu em 1992 com o fim do "apartheid" quando o país voltou a participar do comércio mundial.
O vinho é muito importante na África do Sul, o país está entre os 10 maiores produtores da bebida no mundo, é um dos principais produtos de exportação agrícola, além do turismo nas regiões vinícolas ser uma forte fonte de renda para o país (a maioria das vinícolas são abertas ao público e possuem restaurantes..hummmm, rs!). São cerca de 4 mil produtores, em diversas áreas do país, a maior parte da produção encontra-se na província de Western Cape, na cidade do Cabo.


uma das vinícolas da região de Stellenbosch, em West Cape

São 6 as uvas principais: Cabernet Sauvignon, Pinotage (a principal), Sauvignon Blanc, Merlot, Shiraz e Chardonnay. A Pinot Noir veem ganhando destaque ao longo dos últimos anos. Uma curiosidade: em 1925, Izak Perold, professor de uma universidade, cruzou a uva Pinot Noir com a Hermitage...nascendo uma nova varieade de uva: a Pinotage!!!


A Pinotage
Além de brancos e tintos, o país produz espumantes que lá são chamados de Methode Cap Classique ou Sparkling Wine e excelentes sherry e vinho do Porto, "port".
Antes a África do Sul tinha um estilo europeu de produzir seus vinhos, como se quisessem copiar os países dos novo mundo, mas com o tempo viram que essa prática não dava certo, então reformularam as vinícolas, implementaram práticas mais modernas, para vocês terem uma idéia, numa vinícola só inicia a produção de vinhos após estudos científicos de dois anos do solo, irrigação, técnicas de plantio, etc. E o fundamental...os produtores sul-africanos aceitaram que seus tem a sua própria personalidade e não precisam ser copiados.
O sucesso dos vinhos da África do Sul é enorme e cada vez mais novas vinícolas são aberta e as que já estavam por lá se esforçam para melhorar ainda mais seus vinhos!!!
As principais regiões vinicolas são:
  • Constantia- zona urbana da Cidade d Cabo
  • Paarl - a 60 Km da Cidade do cabo, onde está a Ruppert&Rothschild...que pelo nome Rothschild não precisamos falar nada, rs!!!
  • Overberg- a que tem melhor condições climáticas para a produção de vinhos
Alguns vinhos sul-africanos para vocês:


Vin de Constance- legendário vinho de sobramesa preferido por Napoleão Bonaparte, está entre os 44 grades rótulos do mundo!!
Pierre Jordan Brut

Christine da Buitenverwachting

Buiten Blanc

Thelema Sauvignon Blanc...um vinho super requisitado!!

Classique - Rupert & Rothshild


Bom...deu para saber um pouquinho mais sobre os vinhos de um país que geralmente ouvimos falar dele pelos safáris, hotéis luxuosos, etc.
Gostaram??
Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário