segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PROJETO VER - AULAS DE VINHOS PARA DEFICIENTES VISUAIS


A advogada Daniella Romano sempre se interessou pelo mundo dos vinhos e em 1998 fundou a empresa Aromas do Vinho, onde desenvolveu materiais para estudo do vinho, como as caixas de aromas. Para quem não conhece, essa caixa contém alguns "vidrinhos" que dentro tem um líquido que se assemelha à algum cheiro, aroma que o vinho pode ter, como frutas (banana, abacaxi, goiaba), flores, doces (baunilha, caramelo, cocolate), especiarias (avelã, noz, mel) até de tabaco eu já vi, ou melhor, senti....



Com isso, Daniella fundou há 2 anos o Projeto Ver o Vinho, com o intuito de levar aos deficientes visuais conhecimento sobre os vinhos e claro...seus aromas. Assim, desenvolveu um material especialmente para eles, onde o manejo é fácil e seguro.



As aulas são ministradas, aos sábados, pela própria Daniella. Um projeto totalmente gratuito que hoje tem 12 alunos. Mas ela quer ainda mais....deseja expandir seu grupo e até profissionalizá-los no mundo do vinho!!!
Eu, que sou pícóloga por formação, fiquei encantada com esse projeto com deficientes visuais, achei a idéia fantástica, e já falei para ela que quando começar um novo curso eu quero muito ir (e se for...claro que estará no blog todos os detalhes da aula para vocês verem,  rsrsrs!!!)
Nada melhor do que a própria Daniella para falar sobre o projeto. Fiz uma pequena entrevista com ela, que foi muito prestativa e agradeço muito a ela por isso.
Confiram:

  • Quando e como surgiu a idéia do Projeto Ver???
Daniella: A idéia surgiu quando comecei a fazer treinamentos da memória olfativa com aromas, imaginava que os deficientes visuais deveriam ter uma sensibilidade maior para reconhecer as notas olfativas. Quando (finalmente) desenvolvi a caixa com 54 aromas, decidi montar um grupo de deficientes visuais e testar suas habilidades e também a autencidade dos aromas com as quais eu estava trabalhando. O projeto começou há 02 anos e conta com 12 alunos , todos deficientes visuais e eles já estão aptos a participar de degustações.


  • Como funciona? São aulas? Degustações? Tempo de duração...
Daniella: As aulas-degustações são semanais, para ser mais precisa, aos sábados pela manhã e duram em média 03 horas. Quando iniciei, utilizávamos o material da Aromas do Vinho, que são aromas líquidos acondicionados em vidrinhos e era mais complicado. Com o tempo desenvolvi um material específico para eles, que é 100% seguro e pode ser manipulado facilmente, sem ajuda. Os aromas são microencapsulados com nanotecnologia e acondicionados em uma embalagem plástica fechada herméticamente. As cartas dos aromas também são em braile.
  •  Quando e como você começou a se interessar por vinhos?
Daniella: Apesar de ser advogada por formação, o vinho sempre esteve presente na mesa da minha casa, e acabei começando a fazer cursos por hobby. Com o tempo senti muita dificuldade em encontrar materiais adequados e então resolvi desenvolver um material de aromas para facilitar os meus estudos. Os amigos gostaram e começaram a pedir. Resolvi estudar e me aprodundar mais para poder fazer a coisa bem direito, rsrs. Fiz curso de sommelière internacional e muitos outros mais técnicos sobre análise sensorial, aromas e defeitos. E finalmente comecei a produzir as caixas profissionalmente.
  •  Como é trabalhar com deficientes visuais?
Daniella: No começo foi 'delicado', pois nunca havia tido nehuma experiência com deficientes visuais e não tinha treino, nem preparo para trabalhar com eles. Mas tive muita sorte, minha turma é incrível e eles me ajudaram muito, me ensinaram tantas coisas! A convivência foi nos deixando confiantes uns com os outros e isso foi essencial, me ajudou a perceber as suas necessidades reais e seu ritmo.
  • Como é a relação dos deficientes visuais com os vinhos???
Daniella: Muitos nunca haviam degustado um vinho antes do curso. Atualmente posso dizer que estão muito bons, sua sensibilidade está de fato mais aguçada, percebem coisas muito sutis e estão se tornando bons degustadores.


  •  A seleção dos vinhos a serem dugustados funciona de que maneira???
Daniella: Geralmente escolho uma uva e trabalhamos com ela e seus estilos. Depois partimos para outra, e voltamos mais tarde para compará-las.



Informaçãoes:
Telefone: (11) 9376-6663
email: daniella@aromasdovinho.com.br


Gostaram???
Bjos

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostei bastante do seu blog! Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação:
    http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    Alexandre.horta@seloreserva.com.br

    ResponderExcluir