segunda-feira, 7 de maio de 2012

A INFLUÊNCIA DA LUA NO VINHO!




Esse final de semana todos viram que a Lua estava linda, grande e brilhante... pois é a "super lua" em sua fase cheia esteve 14% maior e 30% mais brilhante que o normal. Isso só acontece uma vez por ano...
As fases da lua influenciam as marés, no comportamento humano, nos cabelos, no parto (essa eu sou testemunha de que é verdade pois tenho uma amiga que teve bebê de parto normal quando mudou a lua!) e nos vinhos...segundo a cultura biodinâmica.
Alguns produtores de vinho plantam sua semente quando a lua está ascendente e passando pela constelação de Virgem, Capricórnio ou Touro. Todas as fases de produção do vinho, colheita, vinificação, e engarrafamento são regidos pelas fases da lua.
A alemã Maria Thun desenvolveu uma teoria onde o vinho é um organismo vivo que responde aos humores lunares, para ela se a lua influencia as marés também afeta os líquidos do corpo humano e, consequentemente, seu comportamento. Baseada nisso, ela desenvolveu um calendário que aponta os melhores dias para degustar o vinho. O calendário classifica os dias como fruta, flor, folha e raiz de acordo com a posição da lua e das estrelas...e a partir dessa filosofia, os vinhos são melhores nos dias fruta, seguidos pelo flor, folha e raiz.
Lenda ou não, tem muita gente adotando essa filosofia! Visitei uma vinícola na NZ, a Rippon, que produz um dos melhores Pinot Noir do país e a vinícola é totalmente biodinâmica e acredita que a lua influência sim em todos os aspectos do vinho!!!!


Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário