quarta-feira, 9 de maio de 2012

O LAMBRUSCO




O vinho Lambrusco (feito a partir da uva lambrusco) é um dos vinhos de maior consumo no Brasil. Sua origem é italiana, da região de Emilia-Romana e pode ser apresentado nas versões tinto, branco e rosé. No Brasil o mais consumido é o branco, já na Itália é o tinto! É uma bebida leve, sem muito álcool e geralmente doce.
O Lambrusco não é um espumante, a diferença é que este não passa pela 2° fermentação, o que acontece é que quando o lambrusco está fermentando, ao final, eles não deixam o CO2 sair  e assim ficam as bolhas, portanto o lambrusco não é espumante e sim um frisante. É uma bebida para ser consumida rapidamente, não suporta o envehecimento e o ideal é beber bem gelado, temperatura entre 16° a 18°C. A versão no Brasil leva mais CO2 para aguentar a viegem da Itália, assim é mais frisante do que o original.
Apesar do alto consumo no Brasil, não é considerado um bom vinho; isso porque não temos um lambrusco de alta qualidade, geralmente são produzidos em grandes quantidades pelos italianos, sem aquele cuidado, etc...por isso o preço barato, um dos motivos que agradam os brasileiros...
Os melhores são os DOC (Denominação de Origem Controlada), mais caros porém melhor elaborados. Para harmonizar pratos mais gordurosos como feijoda, mas a harmonização perfeita é a MORTADELA!!!! Na Vinnitaly, famosa feira de vinhos na Italia, há uma enorme, gigantesca mortadela para ser acompanhada enquanto a pessoa degusta o lambrusco!!!!

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário