quarta-feira, 30 de maio de 2012

OS 10 VINHOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO!!!




Todo amante do vinho tem aquela garrafa dos sonhos, que um dia já experimentou e lembra do aroma e paladar até hoje ou uma que almeja ter!!! 
Lendo sites de vinhos do mundo todo,  procurei os 10 vinhos mais famosos e encontrei uma seleção de vinhos de respeito, vamos assim dizer...são amados por um lado por serem tão bons, mas odiados também por serem tão caros, claro... não é a toa que estão entre os mais famosos do mundo!!!!
A maioria dos vinhos desta lista provém da França...óbvioooo!!! Outros do Novo Mundo....
Confiram:



1- Domaine de la Romanee-Conti: Chamado também de RDC, recebe o nome de seu vinhedo mais famodo, o Romanée Conti. É um vinho da Borgonha feito com a uva Pinot Noir. O blog já falou desse vinho, para ver clique AQUI!



2- Chateau Margaux: Esse vinho é o top do top da região de Bourdeaux, está no grupo dos Grand Crú Premier Classé (apenas cinco vinhos estão nessa classificação). Na adega de qualquer colecionador de vinhos não pode faltar dois vinhos: Domaine de La Romanee-Conti e Chateau Margeuax. As uvas desse requintado vinho são Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc!!
Dizem que foi a garrafa mais cara já quebrada...isso mesmo um garçom do Restaurante Four Season de NY esbarrou com a bandeja em William Sokolin, que estava segurando uma garrafa de Chateau Margaux 1787 que valia U$500.000,00 e até as iniciais de Thomas Jefferson tinha....que estrago!!! Mas William foi segurad por U$225.000,00 e o nunca mais ouviu-se falar do coitado do garçom.





3- Chateau Petrus: Esse vinho é produzido em uma propriedade de 11,5 hectares, localizada em Pomerol, na região de Bourdeaux (França). Diferentemente dos vinhos da região de Pomerol, o Chateau Petrus possui 95% da uva Merlot e 5% de Cabernet Franc. São produzidas apenas 25 mil garrafas que são distribuídas para o mundo todo! O dono da vinícola, Christian Moeuix, recusou a participação de seu vinho no filme Sideways. Com certeza ele não precisa divulgar o Chateau Petrus em um filme, né?! rsrsrs....



4- Chateau d ´Yquem: Um vinho branco e doce. A propriedade de Yquem está localizada em Sauternes, ao sul da região de Bourdeaux (França). As uvas (Semillon e Saunignon Blanc) são atacadas por um fungo chamado Botrytis cinerea, e o que parece um desastre não é, pois esse fungo aumentam os níveis de acidez e açúcar da uva, além de dar uma complexidade aromática. Hoje a vinícola pertence ao grupo LVMH.



5- Dom Perignon: Uma Champagne!!! Dizem que foi Dom Perignon quem inventou a champanhe, O CO2 que fica na garrafa...há a famosa frase quando se bebe uma Dom Perignon: " Estou bebendo estelas".



6- Tenuta San Guido Sassicaia: Vinho do país da Bota, da querida Itália, a região da Toscana. Foi esse o primeiro vinho italiano envelhecido em barricas, que no início era apreciado apenas pela família que o produzia, mas Nicoló, mudou esse quadro comercializando essa maravilha...e o resultado está aí, um dos vinhos mais famosos do mundo! 



7- Vega Sicília Único: Vinho espanhól que não podia de jeito algum faltar nessa lista. Um corte de Tempranillo, Cabernet Sauvignon e as vezes Merlot! É da região da Ribera del Duero. Com certeza o melhor vinho da Espanha e um dos melhores do mundo....Uma frase: "Não é p melhor vinho que existe mas é difícil algum vinho ser melhor que ele. Sentiram o poder do VS, hein?!



8- Taylor Fladgate Porto Vargellas Vintage: Como o nome diz, um vinho do Portugues, da região do Porto. Produzido apenas nos melhores ano um lote elaborado a partir dos melhores vinhos das quintas próprias da empresa: a Quinta de Vargellas, a Quinta de Terra Feita, e mais recentemente, a Quinta do Junco.
Após cada vindima, o painel de provadores seleciona os melhores vinhos do Porto das três propriedades, os quais depois são estagiados durante dois invernos em cascos de carvalho. E depois são novamente provados e se os provadores acharem que a qualidade está excepcional  aí sim é engarrafado! é um vinho bastante premiado!






9- Penfolds Grange: Vinho ícone da Austrália! Uma mistura de Shiraz e Cabernet Sauvignon , fica armazenada 19 meses em barricas novas de carvalho americano. O vinho tem o nome de uma pequena cabana, contruída na vinícola de Maggil Estate, ao sul da Austrália. 


 
10- Screaming Eagle Cabernet Sauvignon:Vinho norte-americano, do Napa Valley, 100% Cabernet Sauvignon. O vinho foi lançado em 1992 por Jean Phillips com certeza ele nem sonhava que seu vinho ia se tornar um dos mais cultuados rótulos norte-americanos e virar peça de colecionadores.


Existem outros vinhos que também são famosos pelo mundo, mas por enquanto ficamos com essa lista, rsrsrs!

Bjoss




Nenhum comentário:

Postar um comentário