terça-feira, 8 de maio de 2012

VISITA A NOVA ZELÂNDIA- PARTE II



A ilha Sul não é muito diferente da Ilha Norte da Nova Zelândia....lá encontra-se a cidade de Queenstown, uma das mais famosas do país e cidade obrigatória para conhecer na NZ. Lá é onde tem os esportes radicais, como o famoso bungee-jump, salto de para-quedas e além disso restaurantes maravilhosos!!!
Na ilha Sul fomos as seguintes vinícolas:


Passeio de lancha em Queenstow

Neudorf: Foi onde tomamos o melhor chardonnay da viagem..o Neudorf Moutere Chardonnay! Fomos recebidos pelo proprietário Tim Finn que nos mostrou a vinícola e almoçou conosco no jardim do restaurante com vista para o vinhedo...um sonho!!!!

Almoço na Neudorf!

No dia seguinte visitamos 3 vinícolas na região de Malborough, a maior produtora de vinhos da NZ! As vinícolas dessa região são mais comercias, vamos assim dizer, com bons restaurantes e estrutura para receber visitantes, com excelentes vinhos. São elas:



Hunter´s Wines: A vinícola tem estrutura para receber turistas, pois tem um restaurante com comidas típicas do país, além de loja com souvenirs e até uma mini galeria de arte! Provei um espumante que achei muito bom; chama-se Hunter´s Miru Miru Reserve. Mas o destaque do almoço foi para o premiadíssimo Hunter´s Sauvignon Blanc.

Allan Scott: A 2° geração da família está toda no negócio do vinho, administrando a produção da vinícola. Os vinhos são mais comerciais, o que não deixa de ser bons. Destaque para dois:
- Allan Scott Sauvignon Blanc
- Allan Scott Pinot Noir (este não é importado para o Brasil)



Jackson State: Fomos recebidos na casa de John (foto acima) e Jo Stichbury e após as explicações dos vinhos pelo enólogo Mike Paterson, saboeramos um maravilhoso jantar preparado pelos próprios donos da vinícola...foi o jantar mais divertido da viagem. John e sua mulher ficaram encantados com a alegria dos brasileiros! Ele abriu inúmeras garrafas de vinho, fizemos uma comparação de um vinho com a rolha de cortiça e outro com a rolha screw-cap (que vale falar sobre essa experiência em um post); enfim...fomos muito bem recebidos!!!! O vinho vencedor da Jackson State foi o Jackson State Sauvignon Blanc.

Curiosidade: Atrás da casa de John está a árvore que é o símbolo da vinícola e que estampa os rótulos das garrafas da Jackson Estate.


                          Vinhos Pegasus Bay


Pegasus Bay: Também uma vinícola familiar, localizada no vale de Waipara, 30 minutos da cidade de Christchurch (onde pegamos um pequeno terremoto...mas não senti, rs!). O pai, Ivan Donaldson, tem o orgulho de ter os seus três filhos (Matthew, Edward e Paul) trabalhando ao lado dele. A mãe é cantora e assim os vinhos tem nomes de óperas, com o Maestro e Prima Donna. A Pegasus Bay é especializada em produzir Rieslings e o destaque foi para dois vinhos:
- Pegasus Bay Sauvignon/Sémillon
- Pegasus Bay Riesling


Curiosidade: Nesse dia fomos jantar na cidade de Christchurch, chegamos às 20:30 e a cozinha fechava as 21h!!! Isso é normal na NZ...tudo fecha cedo!!!



Rippon: A mais linda vinícola (foto acima)!!!!! A paisagem é deslumbrante e com seu Pinot Noir 2003, não precisa falar mais nada, rsrsrs!!! É uma vinícola que usa a filosofia biodinâmica, ou seja, nada de produtos químicos, o adubo é feito lá mesmo e para ir ao vinhedo tivemos que passar uma água com escovão em nossos sapatos para não passarmos nenhum tipo de "praga" para as vinhas!



Voltando para a cidade de Auckland, na Ilha Norte, fizemos um passeio para a Stoneridge, localizada em uma ilha, onde almoçamos (foto da turma no almoço acima) e tomamos o Larosse 2006 que é um corte de Boudeaux e é comparado aos melhores Grand Cru Classé...Maravilhoso!!!!

Com certeza tem muitas coisas para falar sobre a NZ, mas em relação aos vinhos posso dizer que são de ótima qualidade e que os brancos ganham dos tintos...os melhores vinhos que tomamos foram:

Branco: Chardonnay Moutere (Neudorf)
Tinto: Pinot Noir 2003 (Rippon)
         Pinot Noir 2003 (Ata Rangi)

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, sugestão, criticas, etc...só deixar um comentário!!!
Bjs


3 comentários:

  1. ola, estou louca para ir a Nova Zelandia, seu post está muito informativo, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do site, estava procurando referências de vinícolas para visitar durante a lua-de-mel, que será lá. Parabéns!

    ResponderExcluir