segunda-feira, 30 de julho de 2012

CAVA: O CHAMPAGNE DA ESPANHA




Assim como os franceses tem seus champagnes a Espanha tem seus Cavas; espumante produzido pelo método champenoise, onde a segunda fermentação é feita na garrafa, com as uvas Xarlel-lo (potência e corpo), Macabeo (aroma), Parellada (elegância e suavidade) e em alguns a chardonnay. Após engarrafados os espumantes permanecem 9 meses nas adegas subterrâneas.
As primeiras cavas foram elaboradas em 1872 por Josep Raventos da bodega Condorniú. Por não poder utilizar o nome Champagne utilizou-se o nome cava que significa em catalão (espanhol) adega subterrânea. É na região da Catalunha, a 50 km de Barcelona, onde estão concentradas mais de 90% de toda a produção do país.
Essa composição resulta em um espumante leve, refrescante, jovem...ótimo para acompanhar frutos do mar, caviar, lagostins, vieiras harmonizam muito bem com as cavas, ostras então...é a combinação perfeita!!!!
Há várias marcas de Cavas, mas Condorniú, L´origan e Freixenet são as principais...destaque para a última que é líder em espumantes importados no Brasil. Uma ótima opção para servir em casamentos e grandes festas.



A importadora da marca é a Qualimpor, dos queridos irmão Roquette, que dispõe da linha clássica de rótulos Freixenet: Cordon Negro, Carta Nevada e Cordon Rosado (Rosé) além das premium.

Freixenet Cordon Negro:  R$55,80


Os Cava são produtos de alta qualidade, portanto quem não experimentou pode ir sem medo que não irá se arrepender!!!!



Bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário