segunda-feira, 16 de julho de 2012

TOKAJI: O VINHO DA HUNGRIA!!!




Já faz um bom tempo que quero escrever sobre o mais famoso vinho da Hungria, o Tokaji (pronuncia-se tokay) e hoje após algum tempo sem escrever no blog, não poderia escrever sobre outro tema....
Minha avó materna é Húngara e veio para o Brasil com apenas 9 anos, o pai dela tinha verdadeira paixão por vinhos. Como vocês podem ver a paixão por vinhos foi passada de geração para geração, rs!
Tokaji é a denominação recebida pelos vinhos produzidos na região de Tojaj-Hegyalja, na Hungria, situada a 200 Km da capital do país, Budapeste.
Esse é o vinho mais conhecido da Hungria (tal como o vinho do Porto está para Portugal). É um vinho doce, de sobremesa, com coloração acastanhada e alto nível de oxidação. As principais uvas utilizadas para a produção do vinho são Furmint e Hárslevelu (ninguém merece esses nomes....impossível falar essa língua, rsrsrs...) e Muscat.
Essas uvas concentram o açúcar de maneira quase que natural  pois estão mais sujeitas ao ataque do fungo Botrytis que perfura a casca, fazendo uns "furinhos" deixando o líquido sair e assim  o açúcar fica concentrado. Portanto, o vinho é doce mesmooo, não há adição de açúcar pelo homem no vinho ou algo assim...um método natural!



Os vinhos Tokajis são classificados de acordo com a quantidade de açúcar no vinho, quanto maior, melhor....essa classificação é conhecida como "Puttonyos"( fotos acima), que são os cestos que carregam as uvas podres, cada um tem capacidade de armazenar 25kg de massa de uva. E a classificação vai de 3 a 6 cestinhas...ou melhor, "Puttonyos" e estará sempre identificado no rótulo.
Para entender melhor:


  • 3 Puttonyos: possui 6% a 9% de açúcar residual
  • 4 Puttonyos: possui 9% a12% de açúcar residual
  • 5 Puttonyos: possui 12% a15% de açúcar residual  
  • 6 Puttonyos: possui 15% a18% de açúcar residual  
  • Tokaji Azsú Eszencia: Mais de 18% de açúcar residual
  • Tokaji Eszencia: Não é comercializado, mas contém 40% A 70% de açúcar




Um bom lugar para se comprar Tokaji é no empório húngaro (minha família é assídua lá, rsrsrs!!) Para quem tiver interesse, informações abaixo:
Rua da Paz, 956 - 
Chácara Santo Antõnio 
 (11) 5181-6298 ou 2597-0881


Fica aqui um post muito especial!!!!
Bjosss


Um comentário:

  1. Realmente temos produção de vinhos em praticamente todos os países, mesmo a tradição, ou melhor, a divulgação não sendo devidamente realizada. Obrigado por trazer informações sobre a produção de vinhos na Hungria.

    ResponderExcluir