segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Quando, Como e Por Que Decantar o Vinho???






O decanter é um importante utensílio para o vinho utilizado inicialmente na Roma Antiga no ano de XII a.C. para servir a bebida em reuniões. Após algum tempo em desuso voltou na época do Renascimento com o estilo que temos hoje.

Por que decantar um vinho???

Os dois motivos principais para decantar o vinho são:

1- Para oxigenação/ Aeração: ao sair da garrafa o líquido entra em contato com o oxigênio, o que faz com que o vinho se torne mais "aberto", acelerando assim sua maturação, os aromas ficam mais evidentes, o álcool é evaporado, ou seja, as características do vinho ficam melhores, vamos assim dizer...é a mesma coisa de colocar o vinho na taça e  perceber que as características mudaram após algum tempo, isso é devido ao contato com o oxigênio. Bom para os vinhos jovens


2- Decantação de sedimentos: Alguns vinhos, principalmente os antigos, que ficaram na adega por um tempo, tem os chamados sedimentos que são células de levedura acumuladas, são as borras dos vinhos de guarda. Com o decanter os sedimentos ficam na parte debaixo do recipiente.




Quando decantar o vinho???

O ideal é decantar o vinho uns 30/40 minutos antes de ser servido, mas tem que tomar cuidado com a temperatura não sofrer muita alteração e estragar o vinho. Por isso que não é recomendado decantar vinhos brancos, além do que, esse tipo de vinho é raro conter sedimentos.

Quando o jantar/almoço estiver quase servido pode colocar o vinho no decanter que verá que dará certinho!

Como decantar o vinho?

Existem vários tipos de decanter, mas o principal é ser de cristal ou vidro, transparente (para ver o líquido) e muito bem limpo,lava-se com água não com sabão ou detergente para não deixar o gosto de vinho com aromas e gosto deles. E é só despejar o líquido da garrafa para o decanter com o cuidado de não derramar e sujar a toalha e claro desperdiçar o vinho, rs!!!



Alguns sommeliers tem todo um cuidado...usam velas para ver a garrafa  e verificar se o líquido possui sedimentos, e por aí vai!

Confiram um video sobre a decantação do vinho!






Espero que tenha ajudado!


Bjos



Um comentário: