quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Apreciador de Vinhos Oscar Niemeyer!






Ontem o Brasil perdeu Oscar Niemeyer, o carioca que liderou a construção da cidade de Brasília nos anos 50, que projetou o edifício Copan em São Paulo e o Museu de Niterói no Rio de Janeiro, provocou uma reviravolta histórica na arquitetura brasileira, com seu traçado simples e uma inequívoca dedicação a estruturas monumentais.

O arquiteto era um grande apreciador de vinhos, tanto que em novembro, quando apresentou uma significativa melhora perguntava a seus familiares quando sairia do hospital para tomar uma taça de vinho! Sua preferência era por vinhos chilenos Cabernet Sauvignon.

Um de seus projetos futuros era a construção de uma vinícola....uma pena não ter realizado mais essa.

Adorei a homenagem que o colunista Flavio Gomes:

"Em 104 anos, se faz muita coisa. Mas não dá para fazer Brasília, Curitiba, Niterói, Copan, Memorial da América Latina, Ibirapuera, Oca, Argélia, Paris, ministérios, fábrica de biscoitos, igreja, panteões, caminhos, hotéis, casas, edifícios, hospitais, marquises, catedrais, parques, centros culturais, mesquitas, praças, auditórios, pontes, passarelas, sambódromos, rampas, universidades, colégios, terminais de ônibus
Isso só é possível se o cara for louco, louco o bastante para transformar reta em curva ..."





R.I.P.

Bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário