quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

6 utensílios básicos de vinhos para iniciante !!!


O céu é o limite ao se tratar em utensílios, ferramentas, tipos de taças, etc para vinhos...temos de tudo, mas para os que tem interesse em entrar para esse mundo alguns itens são importantes...segue uma listinha:

1- 3 Tipos de taças: para champagne, vinho branco e tinto...para quem não que gastar, não tem espaço ou por qualquer outro motivo pode usar a mesma taça para o branco,  tinto e a champagne. A taça (ISO International Standards Organization) é uma ótima opção, elas são usadas nas degustações de vinhos e servem para qualquer tipo de vinho!

Taça ISO

Taça champagne, vinho tinto e vinho branco


2- Saca-rolhas: há inúmeros modelos...escolha o mais prático para você e para quem treinar a abrir o vinho como um profissional a dica é o abridor de sommelier!



3- Lugar para armazenar o vinho: Não precisa ser aquelas adegas climatizadas, mas algum lugar onde não há variação de temperatura e onde não bata muita luz...sabe aquela prateleira da dispensa da cozinha??? Está ótimo!!!!



4- Balde de gelo: Para resfriar o vinho e manter a bebida gelada, principalmente os vinhos brancos e champagnes/espumantes



5- Sacolinha: Para transportar os vinhos...mas acho melhor não arriscar com aquelas de plástico de supermercado, pois o prejuízo será enorme!!! O ideal é que seja de pano e se tiver divisórias melhor ainda...há aquela de neoprene que para mim são as melhores!!! A minha sacolinha é a da foto lá em cima...a minha irmã deu uma de fotográfa e tirou a foto para o blog!!! :-)



6- Um caderninho: para anotar os vinhos que bebeu, colocar suas impressões, características da bebida, para ter registrado e não esquecer depois! Tem aplicativos para iphone e ipad que são ótimos para isso, uso o  Wine Notes que além de anotar tudo sobre o vinho você coloca a foto do rótulo, mas a maioria das vezes escrevo a mão mesmo!



Esses itens são básico, práticos e nada complicados para os iniciantes....após algum tempo podemos investir mais e com certeza querer outras coisas, como construir uma adega subterrânea no porão de casa, comprar uma mala de couro para as garrafas viajarem, uma taça para cada região de vinho e por aí vai...como eu disse o céu é o limite!!


Bjosss



Nenhum comentário:

Postar um comentário