quarta-feira, 10 de abril de 2013

Por que giramos a taça antes de degustar o vinho???

Girar a taça faz parte do ritual de beber/degustar o vinho! Após a cerimônia de abertura da garrafa o vinho é servido na taça e esta é girada e depois levada ao nariz para sentir os aromas do vinho!!!!  Tem gente que fica horas nesse ritual, girar, cheirar, girar, cheirar....mas tudo isso não tem nada de frescura....

Ao girar a taça, provocamos a oxigenação do vinho o que faz com que seus aromas sejam liberados e fiquem mais evidentes.
Os degustadores profissionais não giram o vinho logo após serem servidos na taça...eles já colocam a taça perto do nariz para sentirem os aromas primários do vinho, da fruta por exemplo. E após isso começam o ritual gira, cheira, cheira e gira...hahahaha!

O ideal é girar 3 vezes antes de levar a taça ao nariz ou a boca e a quantidade servida deve ser menos da metade da taça! Não é recomendado girar muito a taça, principalmente em vinhos jovens, pois isso pode acabar com o vinho e suas características.

Além dos aromas, com a oxigenação os sabores, cor, intensidade tudo fica mais evidente! É mais ou menos o que acontece quando bebemos o vinho após algum tempo e percebemos que os aromas e gosto mudaram completamente do pimeiro gole...tudo por causa da oxigenação!!!

Achei um vídeo para vocês "aprenderem" e até treinarem a girar a taça
Confiram



Gostaram???


Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário