segunda-feira, 15 de abril de 2013

TABELA NUTRICIONAL DO VINHO!

Todos os alimentos tem a tabela nutricional em seu rótulo, já o vinho não, pois não é considerado um alimento da dieta diária de uma pessoa...mas possui o mais importante no rótulo: a graduação alcoólica!

Mas sim, o vinho possui calorias, carboidratos e até nutrientes! Mas tudo em valor muito baixo, ou seja, para o que o nosso organismo necessita diariamente o vinho tem baixo valor nutricional....fora o álcool que deve ser ingerido com moderação!

O álcool é a principal fonte de calorias do vinho,  já os carboidratos variam de acordo com o tipo de vinho por dois fatores: o nível de açúcar no vinho e o nível de álcool no vinho...o álcool tem quase 2 vezes a quantidade de carboidratos que o açúcar...por isso os vinhos doces são os mais calóricos, pois geralmente tem a graduação alcoólica alta além de ter o açúcar! O vinho geralmente possui de 9g a 19g de carboidratos por porção (uma taça mais ou menos).

Alguns outros nutrientes encontrados no vinho:

  • Magnésio - 10%
  • Potássio - 5%
  • Ferro - 4%
  • Vitamina B6 - 4%
  • Vitamina B2 - 3%
  • Fósforo - 3%
  • Cálcio - 2%
 Além desses nutrientes os vinhos tintos possem minerais e antioxidantes provenientes da casca da uva, o que não acontece com os vinhos brancos!

Confiram a tabela que encontrei no blog de vinhos wine folly com as calorias de cada tipo de vinho






Lembrando: o vinho deve ser bebido moderadamente e os valores nutricionais são baixos para o que precisamos diariamente!!!

Não sou nutricionista... (fiz esse post baseado em sites e livros de vinhos) portanto nutricionistas, fiquem a vontade em fazer comentários.


Espero que tenham gostado!

Bjos e boa semana



Nenhum comentário:

Postar um comentário