quarta-feira, 22 de maio de 2013

CURIOSIDADE: O Papel das Roseiras nos Vinhedos





Quando você visita as plantações de uva, na maioria das vezes encontrará uma roseira plantada em frete a cada parreira....nas vezes em que eu vi a rosa achava lindo e simpático ter uma flor no meio de tantas uvas, rs!

Mas as roseiras não são para deixar o vinhedo mais bonito e sim para prevenir as uvas de pragas. Como a rosa é mais frágil que a uva, as pragas atacarão primeiro a roseira e assim ao ver que a roseira está "machucada" o produtor de vinho poderá tomar medidas a tempo para as uvas não serem atingidas!

As fotos eu tirei dos vinhedos da Vinícola Rutini, em Mendoza, Argentina!




                           


Bjos

4 comentários:

  1. Muito boa esta postagem. Nunca ouvi falar sobre a presença de rosas em vinhedos, mas gostei da curiosidade. Esta postagem irá me ajudar num projeto de pesquisa que estou realizando com plantas bioindicadoras. Valeu, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta postagem. Nunca ouvi falar sobre a presença de rosas em vinhedos, mas gostei da curiosidade. Esta postagem irá me ajudar num projeto de pesquisa que estou realizando com plantas bioindicadoras. Valeu, grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma roseira com 1 ano acabo de plantar uma muda de uva rosada junto, sera que a raiz da uva nao ira prejudicar a uva

    ResponderExcluir
  4. Estive recentemente em Bento Gonçalves-RS e presenciei esta informação na prática. Passando pela estrada que leva a diferentes pequenos fabricantes de vinho, elas estavam lá; as roseiras plantadas na frente de cada parreira. Muito bacana este blog.

    ResponderExcluir