segunda-feira, 27 de maio de 2013

SABRAGE: ABRINDO A CHAMPAGNE COM UMA ESPADA!




No início do séc. XVIII, Napoleão e seus soldados tinha como tradição abrir as garrafas de champagne com um único golpe de seu sabre (espada) para comemorar suas vitórias nos campos de batalha.

Hoje, essa técnica denominada sabrage ainda é utilizada nas comemorações! Também conhecida como degolagem das garrafas, essa técnica exige muita experiência e não é qualquer um que pode fazer isso, pois a chance de alguém se machucar é grande.

A técnica consiste em remover a cápsula e a gaiola da garrafa.Com uma das mãos segura-se firmemente a garrafa na base, apoiando o dedo polegar no fundo da garrafa e com a outra mão, o sabre.A garrafa deve ficar levemente inclinada para cima e para frente, apontando para o lado oposto dos presentes.Posiciona-se a lâmina do sabre no início do gargalo da garrafa, e com um golpe firme, porém não com força (para não quebrar a garrafa), desliza-se a lâmina em direção ao bico da garrafa, a qual se rompe, levando consigo a rolha.Nesse momento um jato de espuma se projeta para frente.
                                          
Lebrando que apenas quem é experiente pode fazer isso e o melhor é fazer num espaço aberto, longe das pessoas!

Após o ritual pode-se beber tranquilamente a champagne, pois a alta pressão do líquido na hora do corte impede que fragmentos entrem na garrafa.

Na França existe a Confrarie du Sabre d´Or (Confraria do Sabre de Ouro) que mantém e regula as normas da sabrage...foi fundada em 1986!

Confira um vídeo com Marcelo Copello
 




                                                           

Aqui uma foto do sabre da RBG Vinhos que ganhamos de presente...mas nunca foi usada!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário