quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GRILLO- a uva siciliana!



Continuando sobre a viagem (ainda falta uma super vinícola da Espanha...aguardem) fomos também, dessa vez a passeio, para a Sicilia, a famosa ilha do país da bota, Itália!!!

Cidades pequeninas, com mar azul, paisagens lindas, uma região carregada de muita história devido a sua posição geográfica,  teve um papel importante nos eventos históricos dos povos mediterrâneos, foi por lá, que os gregos entraram na Itália...e pode-se ver essas marcas do passado  através de monumentos, assentamentos que existem lá até os dias de hoje! Fora isso, uma excelente gastronomia, e vinhos...claro!


Como dito anteriormente, os gregos entraram na Sicília no séc. VIII A.C e junto com eles trouxeram suas vinhas, mas foram os ingleses que criaram o principal vinho da ilha, o Marsala, nome dado devido a sua região de origem. Um vinho doce produzido pelas seguintes uvas: Inzolia, Pignatello, Calabrese, Damaschino, Nerello, Garganella, Catarrato e Grillo, as duas últimas as principais da ilha, além da Nero D´Avola!



Como estava muito calor os brancos dominaram a viagem e descobri e adorei uma das uvas que produzem o Marsala: a uva Grillo que obviamente quis falar aqui no blog! A Grillo foi introduzida para substituir as videiras que foram atacadas pela filoxera (a praga). Cultivada entre as cidades de Marsala e Trapani, a oeste da ilha. Na decada de 30, o vinho Marsela entrou em declínio, provavelmente por causa da concorrência dos outros vinhos italianos, e assim os produtores decidiram investir em técnicas de vinificação com as uvas Grillo, Damaschino e Catarrato (outra que adorei, rs!) e a Grillo foi a que melhor se adaptou!

Lalùci Grillo Sicilia IGP, Balio del Cristo di Compobello


A dica é procurar rótulos com a indicação Sicilia IGT e harmonizar com os pratos típicos da ilha: mediterrâneos, com macarrão e peixes, massa com sardinha é imperdível na Sícila!

Ottoveti Grillo!


Mais fotos:

Por do sol na cidade de Siracusa!

Templo Concórdia- cidade Agrigento





A vista de Taormina!
















Gostaram??

Bjs

PS: Não reparem nas fotos tiradas por mim pelo celular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário