segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O VINHO VEGA-SICILIA!!!!




Para quem não sabe o blog tirou férias...mas voltou com muitas novidades que serão contadas nos próximos dias!!!

As férias incluiu trabalho para o blog, pois fui para a Espanha conhecer algumas vinícolas e seus vinhos...aguardem os próximos posts!

Mas...tratando-se de vinho espanhól, não podemos esquecer de uma das vínicolas que produz o vinho que está entre os dez melhores do mundo (senão o melhor), a Vega-Sicilia!!

Seus vinhos são produzidos na região de Ribera Del Duero, onde a rainha Dona Urracade Castela e Leão ofereceu a um de seus mais fiéis vassalos a posse da Quinta Vega-Sicilia, no séc. XII. Em 1864 foi fundada a bodega por Don Eloy Lecanda que plantou 18.000 videiras de  variedades de uvas desconhecidas na Espanha: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Pinot Noir. Mas foi Domingo Garramiola que, em 1915 produziu os primeiros vinhos que se tornaram uma lenda: Vega-Sicilia e Valbuena. Em 1982, a família Alvarez comprou a empresa e hoje é comanda por Pablo Alvarez (já esteve no Brasil clique Aqui para ver o post).



VEGA-SICILIA ÚNICO


O Vega-Sicilia Único faz qualquer enófilo ficar de boca aberta, salivando, venerando a garrafa, rsrs...inclusive eu!!! Este vinho demora uns 10/15 anos para ir ao mercado, passa 2 anos em tonéis de madeira usada, depois mais 2 anos em barricas novas. Após isso repousa 3 anos na garrafa...o cuidado é tanto que o vinho não sai da vinícola entre junho e setembro, pois nesse período, o calor pode afetar a qualidade do vinho.

VEGA-SICILIA RESERVA ESPECIAL


Há o Vega- Sicilia Reserva Especial, que é um blend de três safras (as melhores) e o "Único" que é safrado, ambos só são colocados no mercado quando os produtores acham que o vinho está com uma qualidade excelente.

VALBUENA 5°

É feito apenas em anos especiais, nos outros as uvas são utilizadas em outro vinho, o Valbuena "5o" (o nome é devido ao tempo que demora para chegar ao mercado: 5 anos).

Curiosidades:

  • Todos os anos a garrafa magnum do VGU de número 001 é enviada para Juan Carlos, o rei da Espanha, autografada pelo dono da bodega Pablo Alvarez
  • O Papa João Paulo II, ao visitar a Espanha quis provar o vinho e foi presenteado com uma garrafa do ano de seu nascimento: 1920
  • O jogador Ronaldo Fenômeno serviu esse vinho em seu casamento com Daniela Cicarelli
  • Winston Churchill afirmou ao beber o Único: "Adoro esse vinho italiano", pelo nome Vega-Sicilia!


A segunda vinícola do Vega-Sicilia produz um vinho chamado Alion, com 100% da uva ícone do país, a tempranillo, um vinho mais barato com a assinatura da Vega-Sicilia...dizem que é uma combinação entre o melhor da Espanha e o melhor do Novo Mundo.

Para quem for à Espanha e quiser adquirir alguma garrafa do Vega-Sicilia a dica é comprar no El Corte inglês, uma loja de departamento que tem em todo lugar, pois lá é mais barato é tem tax free (eles reembolsam parte do valor dos impostos para os turistas).


PS: As fotos foram tiradas no El Corte Inglês e coloquei os precinhos (em euros) de propósito para vocês verem!


"Se o Vega-Sicilia não é o melhor vinho do mundo é difícil algum ser melhor que ele"

Besos





Nenhum comentário:

Postar um comentário