quinta-feira, 12 de setembro de 2013

6 AROMAS FLORAIS EM VINHOS!




Uma das fases de uma degustação de vinhos é o olfato, sentir os aromas do vinho. Após engarrafado a bebida evolui e se desenvolve, não só no gosto mas também em seus aromas. Uma das principais características dos grandes vinhos, de boa qualidade, são a capacidade de desenvolver, evoluir o conjunto de aromas.

A dica é sempre colocar o nariz na taça e cheirar o vinho depois logo após a garrafa ser aberta e depois de um tempo ver como mudou (ou se mudou).

Os aromas são classificados em:

Primários :que após aberto não estão mais presentes no vinho, geralmente são aromas das próprias uvas
Secundários: provenientes de muitas substâncias formadas durante o processo da fermentação, são os que ficam e permanecem no vinho, como aromas frutados, amadeirados, adocicados, florais, etc
Terciários: provenientes do envelhecimento do vinho na garrafa e não na madeira, é o famoso "bouquet"!

Os mais comentados e percebidos são os secundários! Entre estes estão os florais...confira as 6 flores  mais comuns em aromas de vinhos e em que tipo de vinhos podemos encontrá-las!



GERÂNIO: tem origem durante a fermentação e quando esse aroma é muito acentuado não é um bom sinal, pois significa uma elevada concentração de ácido sórbico..o que faz o vinho ter esse "cheiro" desagradável...mas quando presentes em castas como a Moscatel pode representar um vinho elegante...vinhos com torrontés, malbec e petit verdot também pode ter esse aroma.



ROSA: é encontrada em uma variedade enorme de vinhos tintos e brancos como com as uvas Gewustraminer, Gamay, Pinot Noir, Grenache, Sangiovese e Nebbiolo.



VIOLETA: é percebida nos bons vinhos tintos com as uvas Merlot, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Petit Syrah, Malbec.



LAVANDA: similar a rosa...encontrada em sua maioria em vinhos tintos como Grenache, Syrah, malbec, Petit Verdot, Tempranillo, Sangiovese.



JASMIN: encontrado em tintos e brancos, principalmente em vinhos jovens com as uvas Cabernet Sauvignon, Grenache, Merlot e Carignan,



FLOR DE CITRUS: acho que é a mais encontrada em vinhos brancos como Riesling, Chenin Blanc, Chardonnay.


Espero que tenham gostado!



Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário