segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prós e Contras do Vinho em taça!






Muitos restaurantes tem na carta de vinhos o "vinho em taça", uma ótima opção para quem quer um vinhozinho durante o almoço/jantar mas não quer tomar uma garrafa inteira, pois seria desperdício....quantas vezes já pedi uma taça quando estava jantando ou almoçando com alguém que queria tomar uma cervejinha, rs!!! O vinho em taça é uma excelente opção em alguns casos.



Os vinhos em taça geralmente são vinhos do dia a dia, não são um Grand Cru Classé de Boudeaux, rs! Portanto se você quer tomar um vinho renomado, safrado, etc...melhor optar pela garrafa mesmo. Servir "vinhos tops" sai muito caro para o restaurante, pois a garrafa após aberta tem que ser consumida rapidamente, caso contrário as características do vinho são perdidas. Por isso que devemos prestar atenção na qualidade do vinho que vamos pedir na taça (nesse caso os aplicativos ajudam muito e o sommelier tb)...ver se vale mais a pena a taça, a garrafa ou até mesmo a 1/2 garrafa...que é uma ótima opção, mas geralmente sai mais caro! O preço do vinho em taça costuma ser mais caro quando proporcionalmente comparado ao do mesmo vinho em garrafa, pois esse tipo de vinho lida com o desperdício.


Para os aficionados o vinho em taça foi sempre motivo de piada, pois acham que o custo/benefício não compensa e os vinhos oferecidos são sempre os mesmo, sem muita diversidade e novidade!  Muitos críticos e enófilos acham melhor pedir a garrafa mesmo se não for bebe-la inteira. Outra reclamação é que a bebida não é servida à mesa, simplesmente trazem a taça e não sabemos e nem vemos de onde vem o vinho.



Os restaurantes armazenam o vinho de diversas maneiras, podem deixar a garrafa na geladeira, ou em outro lugar bem armazenado (dura 1 dia no máximo), podem utilizar as rolhas "vacu vin"  (dura em média 3 dias) e pode utilizar as máquinas enomatic ou o Wine Saver Pro (a melhor opção). Hoje, temos vários restaurantes e enotecas que utilizam a máquina enomatic.

Vi no jornal paladar que um sommelier de NY está servindo em taça "vinhos de grifes", sempre em garrafas magnum. Tudo isso graças a um dispositivo chamado "Coravin", um equipamento que usa um gás similar ao nitrogênio que preenche o espaço do vinho que sai, impedindo a entrada de oxigênio (o grande inimigo do vinho). Ao invés de tirar a rolha uma agulha fina é introduzida na garrafa e a bebida é servida através desta! Esse método faz com que o vinho não sofra a oxigenação e assim permite a bebida ter suas características por um bom tempo!

Coravin


Alguns restaurantes/enotecas para tomar vinho em taça:

- Le Jazz: não vem em taça, mas eles tem em sua carta um Cote du Rhone maravilhoso, como o vinho da casa...vem em uma jarra, e além do preço o vinho é uma delícia.
- Amadeus
- Emiliano: serve vinhos tops em taça como a champagne Dom Perignón!
- Vino!
- Vinoteca & Sushi Empório Santa Maria
- Enoteca Decanter
-Bardega
-Rubi Wine Bar



Gostram???

Bjs




Nenhum comentário:

Postar um comentário