quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O TAL DO COUVEERT ARTÍSTICO!




Há 2 anos atrás entrou em vigor a lei que proíbe os garçons do Estado de São Paulo a colocarem o couvert com pãezinhos, manteiga, etc sem perguntar antes ao cliente. Após essa lei, o consumo do couvert caiu 20% nos restaurantes!!!

Realmente a lei até demorou para entrar em vigor...pois não é certo oferecerem algo a você e depois termos a grande surpresa na hora de pagar a conta...e geralmente o couvert é cobrado por pessoa e não a "unidade couvert" vamos assim dizer. O melhor mesmo é perguntar antes de servir ou se o restaurante quiser agradar pode oferecer a seus clientes um pãozinho ou algo do genero.




Em alguns barzinhos e até mesmo em restaurantes oferecem a seus clientes música ao vivo como entretenimento e as vezes somos surpreendidos na hora da conta com o valor (por pessoa) do couvert artístico!!!!

Pesquisei sobre o assunto e a cobrança do couvert artístico é permitido sim! Mas...assim como o couvert do pãozinho o cliente tem que ser avisado previamente do couvert artístico, com cartaz, faixa, qualquer aviso na entrada do estabelecimento e no cardápio especificando o valor com letra legível e fácil de visualizar. Caso não exista esses avisos, podem reclamar na hora da conta, pois a cobrança é ilegal segundo art.6º, III CDC.

Outro fator importante: músicas gravadas, telões exibindo jogos de futebol, olimpíadas ou qualquer outra programação não são considerados couvert artístico, portanto o estabelecimento não pode cobrar por isso.

A banda, músico, etc tem que ter um contrato com o estabelecimento de 4 horas de duração e a apresentação artístico/musical tem que ter um intervalo de 1 hora para cobrar o couvert artistíco!

Fiquem atentos na hora que vem a conta com couvert artístico, pois alguns estabelecimentos somam o valor do serviço (garçom). Os 10% de serviço é sempre opcional, portanto deve ser calculado o valor da conta e do couvert artístico cobrado a parte (valor fixo previamente estabelecido e informado)!

Portanto...quando chegarem a um lugar que tiver música ao vivo é bom se informar quanto cobram de couvert artístico para não ter aquela surpresa desagradável na hora da conta e estragar o dia/noite!

Bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário