quinta-feira, 28 de novembro de 2013

VINÍCOLA, CHATEAU OU BODEGA???



No blog sempre falo em chateaus, vinícolas, bodegas, etc...quando se trata de locais, terras, propriedades que produzem vinhos. As propriedades onde são plantadas as videiras recebem diferentes denominações de acordo com cada região...algumas delas:

CHATEAU: significa castelo em francês. Na região francesa de Boudeaux, esse termo indica uma propriedade que cultiva uvas para a produção de vinhos. Quando vemos no rótulo" Mis en Bouteille au Château”significa que a uva foi produzida, vinificada e engarrafada numa só propriedade.

DOMAINE: Propriedades localizadas na região francesa da Borgonha. Como em Bourdeaux, há o cultivo de uvas e produção de vinhos.

VINÍCOLA, AZIENDA., TENUTA E PODERE:  São os nomes dados pelos italianos as propriedades em que há plantação de uvas.

QUINTA: são as vínicolas portuguesas!

FINCA E BODEGA: países com a língua espanhola (Chile, Argentina, Uruguai e Espanha) dão esses nomes às suas terras de uvas.

Na verdade, o significado é sempre o mesmo...o que muda é se o vinho é produzido, vinificado, armazendo, engarrafado, etc... no mesmo local onde a uva é plantada! Isso varia de lugar para lugar...onde cada região possui sua denominaçãod e origem que possui suas próprias leis de produção de vinhos!


Bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário