terça-feira, 13 de maio de 2014

VINHO DE SOBREMESA: Nederburg Winemaster’s Reserve Noble Late Harvest2011




Quase nunca falo sobre os vinhos de sobremesa, mas a maioria dos enófilos gostam muito desse tipo. É um vinho diferente, pois é mais docinho, recebem adição de açúcar ao final da produção, é mais alcoólico (as pessoas não costumam beber esse tipo em grandes quantidades), a garrafa é geralmente menor e como o nome diz só harmoniza com um tipo de prato: a sobremesa , não precisa ser necessariamente doces, frutas e queijos acompanham bem o vinho doce, e bebê-lo sozinho também é uma opção.

Descobri um vinho de sobremesa que gostei muito o Nederburg Winemaster’s ReserveNoble Late Harvest 2011 da vinícola sul-afriacana Nederburg.


A vinícola foi fundada em 1791 por um imigrante alemão, Philipus Wolvaart, que adquiriu inicialmente 49 hectares na região de Paarl. Hoje é considerada a vinícola líder da África do Sul, já recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

O Noble Late Harvest 2011, faz parte da coleção Winemaster’s Reserve, elaborado com blend das uvas Chenin Blanc (87%) e Muscat de Frontignan (13%). Um vinho com aromas de frutas caramelizadas, com 12% de teor alcoólico, 200 g/l de açúcar, equilibrado e não passa por madeira. Super gostoso! O enólogo responsável por esse vinho é Wilhelm Pienaar

 O termo Late Harvest (colheita tardia) como o nome diz é quando as uvas permanecem por mais tempo nas videiras que o tempo habitual. Isso faz a uva desidratar e aumentar a quantidade de açúcar. Durante o processo de produção desse tipo de vinho a fermentação é interrompida e o adiciona-se anidrido sulfuroso, preservando assim a doçura do vinho e evitando que todo o açúcar seja transformado em álcool e o termo "noble" significa podridão nobre, onde o fungo botrytis cinerea ataca a uva e provoca pequenos furos na casca que aceleram a evaporação da água e a maior concentração de açúcar e ácidos.


Aulas de química a parte...um vinho de sobremesa branco, produzido com dedicação e cuidado. Custa R$82,00 e é importado pela Casa Flora.

Fica a dica!

Bjos




Nenhum comentário:

Postar um comentário