segunda-feira, 14 de julho de 2014

QUEBRANDO 5 MITOS DO VINHO!




O mundo do vinho está cheio de regras, taça certa, beber no tempo certo, harmonizações com comida, etc...
Algumas podem até ser levadas em conta, mas a maioria é MITO.

Seguem alguns mitos sobre os vinhos e descubra a verdade


1- Vinho branco só é produzido com uva branca : Não...o que dá cor ao vinho é a pele da uva, se essa pele de uma uva tinta não entrar em contato com o mosto (líquido das uvas) o vinho será branco, de cor clara.

2-  Vinho Verde é produzido por uvas verdes: Esse vinho recebe o nome poiso são uma "Denominação de Origem Controlada" (DOC) e não porque são feitos com uvas verdes. São produzidos na provícia de Mingo, Portugal.




3- Vinho branco deve ser servido com comidas leves: Hoje as combinações de vinhos e comidas são infinitas, nem sempre um vinho branco combina com peixe, por exemplo, da mesma maneira que o tinto pode se dar mal junto com uma carne. Tente experimentar pizza com vinho branco!

4- Quanto mais velho o vinho melhor: Ouvimos sempre essa frase, mas não caia nessa! A maioria dos vinhos tem um prazo de validade, depende do vinho. É difícil encontrar um vinho que envelheça com qualidade.  A maioria dos vinhos hoje em dia é para serem consumidos rapidamente, no máximo 5 anos, mas claro que temos excessões como os super vinhos de Bourdeaux, Borgonha, etc...

5- Vinho caro é vinho bom: Não tenha tanta certeza disso...vinho barato não é ruim e vinho caro nem sempre é bom! Há de tudo, e os vinhos podem encarecer de um dia para o outro, principalmente por causa de algum marketing, se ganhou boa pontuação, se algum critico falou bem ou até se a Angelina Jolie bebeu o vinho...é certeza que o preço aumentará, mas isso não quer dizer que a qualidade é boa!!!




O mais importante é que cada um tem o seu gosto e o que realmente interessa não são normas e regras e sim desfrutar de uma taça de vinho sem preocupações e restrições!!!


Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário