quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Algumas profissões do mundo do vinho!



O site The Drink Business listou as 10 melhores profissões do mundo do vinho. Existem várias opções para quem quer trabalhar nesse mundo, que cresce cada vez mais. mas quem acha que ficará degustando e bebendo vinho a toda hora como Robert Parker, um dos principais críticos de vinhos no mundo., engana-se, são poucos que fazem só isso.

Não basta o profissional do vinho apenas gostar de beber, tem que aprender, estudar, pois nesse mundo sempre há novidades, um vinho novo, uma técnica de cultivo nova, etc.

Seguem algumas profissões:

Sommelier: é o expert de vinhos do restaurante. Seleciona os vinhos da carta e fazem todo o serviço do vinho para os clientes.

Consultor de Companhias Aéreas: usa o seu conhecimento para incluir quais rótulos irão para a carta de vinhos de uma determinada cia aérea. Artur de Azevedo, já ganhou até prêmio, por sua carta de vinhos da TAM.

Proprietário de uma marca de vinho: geralmente é uma empresa comanda que comanda essas marcas. Pierre Castel por exemplo, dono da Castel Groupp, possui inúmeras marcas de vinhos francesas, como Maison Virginie, Famille Castell, Patriarche.

Host de sala de degustação: o guia turístico da vinícola. É a pessoa que realiza as degustações, explica para as pessoas sobre o vinho, sobre as técnicas de produção, faz o passeio pelos vinhedos, pela sala de barricas, etc. Precisa ser bastante hospitaleiro e comunicativo...as perguntas as vezes não tem fim, rs!

Trabalhador de uma vinícola: os vinhos vão até a mesa graças a essas pessoas. Eles fazem o cultivo, selecionam as uvas, fazem o engarrafamento...merecem muito mérito!

Proprietário de loja de vinho: não precisa ser uma importadora necessariamente...vender vinho não é uma tarefa fácil.

Escritor de vinho, blogueiro e jornalista: me encaixo nessa, rs...e concordo, adoro escrever sobre vinhos e aprendo muito com esse blog!

Gerente de uma cave: trabalha diretamente com o enólogo para que a produção de vinhos ocorra da melhor maneira possível. Ele é responsável desde a chegada das uvas até o engarrafamento do vinho.

Proprietários de vinhedo: essa profissão não precisa necessariamente ter grandes conhecimentos sobre vinhos, mas o ideal é contratar um super enólogo e uma super equipe para produzir vinhos de qualidade. Brad Pitt e Angelina Jolie fazem parte do time, além de Sting e Francis Ford Coppola.

Enólogo: uma das profissões mais importantes... é ele quem decide as técinicas de cultivo, a hora que as uvas serão colhidas, quando o vinho está bom para ir para a barrica e ser tirado para ser engarrafado, tem que saber muito, no Brasil não temos nenhum curso de formação para enólogos.

Essas são as 10 profissões listadas, mas tem muitos outros trabalhos, como vendedor de vinhos, importador de vinhos, as profissões ligadas a parte administrativa de uma vinícola, loja, importadora, ser professor de uma escola de vinhos, etc...

Gostaram??

Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário