terça-feira, 19 de agosto de 2014

HARMONIZAÇÃO: Paella & Vinhos





A paella, prato típico espanhol, tem suas raízes na cidade de Valência, em Portugal chama-se arroz à valenciana.

Esse prato surgiu no séc. XV e VI nessa região espanhola, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Foi criada pelos camponeses que partiam para trabalhar com suas paellas (arroz, legumes, azeite, sal, ingredientes de caça e as sobras que possuíam).

O nome vem da grande frigideira que chama-se paella ou paellera onde são preparados vários pratos da culinária Valenciana. Paella vem do latim "patella" espécie de bandeja da Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos deuses.



Hoje, existem inúmeras receitas de paella, mas a autêntica possui os seguintes ingredientes: arroz, frango, pato, variedades de feijão como garrofó, tabella e ferraura, tomate, azeite e açafrão (que dá a cor amarela). Com a chegada da paella a costa, foram acrescentados os frutos do mar como camarão, lula, lagostins, vongôle, mexilhões e polvo que é a que conhecemos, a paella Marinera.

A paella marinera, por ser um prato encorpado pede um vinho com a mesma característica e por ter frutos do mar a melhor opção são os brancos, com as uvas Chardonnay ou mesmo Sauvignon Blanc, para quem quer ousar vinhos com a uva Alvariño.

Algumas opções para acompanhar a paella:

Chateau Los Boldos Chardonnay (Chile): $48,00

Lagar de Cervera Alvariño (Espanha): R$145,00



Summit Sauvignon Blan (Chile): R$57,00




Bom apetite!





Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário