quinta-feira, 11 de setembro de 2014

8 DICAS PARA VISITAR VINÍCOLAS!





Para os amantes e mesmo não amantes de vinhos que forem viajar para uma região produtora de vinhos, visitar pelo menos uma vinícola é programa obrigatório, vale muito a pena!

Vinhedo na Espanha!


O roteiro das vinícolas para os visitantes não diferem muito uma da outra, o roteiro é basicamente conhecer os vinhedos, locais de produção (tonéis, barricas, onde são engarrafados, etc) e no final a maioria faz uma degustação com seus vinhos.

Preparei algumas dicas para quem for visitar uma ou mais vinícolas:

1- Se organize antes: marque com antecedência as visitas, principalmente se for ficar pouco tempo na região. Agências de viagem e hotéis geralente oferecem esse tipo de serviço.

2- Visite no máximo duas vinícolas por dia mais que isso é muito cansativo.

3- Faça uma refeição na vinícola. Geralmente os restaurantes das vinícolas são ótimos. Mas não são todas que tem, em Mendoza (Argentina) é muito comum, já na Borgonha (França) são muito pequenas.


4- Nada de desfile de moda...roupas super confortáveis. Calça jeans, blusa, tênis ou bota. Nada de saltos, vestidos de seda, e terno. O traje é super esporte, já que caminhará pelas plantações de uvas, onde o chão é de terra. Mesmo se tiver em pleno verão leve um casaco, pois a sala das barricas é sempre fria.

5- Experimente as uvas da parreira, dependendo da época ela é uma delícia em outras são horríveis! Se der tomem o vinho quando estiver nos tonéis de aço fermentando e quando estiver amadurecendo na barrica.

Vinho durante a fermentação


6- Deguste os vinhos, mas prestando atenção mesmo, afinal você ouviu a história toda de como ele é produzido.

7- Leve alguma lembrança da vinícola, algumas delas possuem lojas, mas as que não tiver , uma ideia é guardar a rolha da garrafa.



8-  O principal: aproveite ao máximo, tire fotos, anote tudo,repare nas instalações, nas barricas, nos tonéis, na sala de degustação, etc.













Nenhum comentário:

Postar um comentário