segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O QUE É UM VINHO VINTAGE?



O vinho considerado o melhor do mundo pela revista Wine Spectator foi um vinho do Porto, o Dow´s 2011 Vintage Porto.

O termo vintage refere-se ao vinho produzido com uvas colhidas em um determinado ano em que as condições climáticas, amadurecimento das uvas, etc foram excelentes.

Denominam-se também vintage os vinhos do Porto, que tiveram bastante envelhecimento na garrafa além de ter excelente qualidade. O período mínimo de envelhecimento dos vinhos do Porto é de 10 a 15 anos, mas só após 20 anos que está bom para beber, as vezes pode até esperar mais tempo. Os anos 1994, 1997, 2000, 2003, 2007, 2008 e agora 2011 foram considerados vintage no Porto.

Por norma, o vinho vintage é guardado por anos pois o amadurecimento desses vinhos releva e aumenta o seu potencial além de permitir aos produtores e comerciantes um aumento significativo no preço de venda. São os desejos de consumo de muitos amantes de vinho.

Apesar de ser do mesmo país, certas regiões podem ter anos vintage e outras não. Por exemplo na França, a região de Champagne não tem um ano esplêndido desde 2005 já Borgonha e Bourdeaux tiveram 2009 como ano vintage e 2010 também foi um excelente ano para os vinhos da Borgonha.

Então quando no rótulo lermos a palavra vintage sabemos que foi um super ano para as uvas do vinho. Países do Velho Mundo tem critérios rigorosos para o ano ser vintage.

Para quem achava que vintage era usado apenas no mundo da moda saiba que o termo nasceu por causa do vinho e nada resume melhor o vintage como algo clássico, antigo e de qualidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário