segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Quais são os fatores que faz um vinho ser de guarda?



Há a famosa frase "quanto mais velho o vinho melhor". Essa frase não pode ser  usada para a maioria dos vinhos...90%  viram vinagre com o passar do tempo e são para consumir logo, são chamados os vinhos jovens.

Todos os vinhos mudam ao longo de sua vida dentro da garrafa, quando essas mudanças são benéficas podemos considerar que o vinho é de guarda. São muitos os fatores que determinam que o vinho seja de guarda, os principais são:

- taninos e acidez: estes conservam o vinho
- equilíbrio na madeira - como o sal na comida para ser um bom exemplo
- algumas uvas colaboram para o vinho ser de guarda como: Cabernet Sauvignon, Nebbiolo (principalmente do Barolos),  Shiraz, Pinot Noir (dos vinhos da Borgonha)



Quanto tempo guardar?? Depende do vinho, da safra, mas a maioria dos vinhos que compramos para o dia-a-dia são para consumir antes dos cinco anos, principalmente os rosés e brancos. Para não ter dúvida é sempre bom perguntar qual o tempo ideal para se guardar o vinho para a pessoa que está vendendo o vinho, ou senão estudar, se informar sobre a safra, o vinho, região, etc. Mas só saberemos se um vinho está bom ou não para beber de um jeito: abrindo a garrafa e bebendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário