sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Vinho + Exercício físico = Saúde




Que atividades físicas fazem bem à saúde todos sabem e que o vinho, bebido com moderação, também traz benefícios ao nosso corpo não é novidade.

Agora uma ótima notícia: uma taça de vinho por dia faz tão bem para o corpo como uma hora de atividades físicas. Foi realizada uma pesquisa no Hospital Universitário Palacký, na República Checa chamada In Vino Veritas.

146 participantes tomaram de dois a dois copos e meio de vinho por dia, cinco vezes por semana e seus marcadores cardíacos foram controlados durante um ano. Metade dos voluntários bebeu vinho tinto e a outra vinho branco e houve também o controle das dietas e atividades físicas.

Os resultados mostraram que beber vinho, apenas, não afeta os níveis de colesterol, glicemia, triglicérides e níveis de marcadores inflamatórios como a proteína C-reativa. O benefício da bebida só é observado quando você se exercita ao menos duas vezes por semana. Nessas condições há uma melhora significativa nos níveis de colesterol, já que o HDL (bom colesterol) aumentou e o LDL (mau colesterol), diminuiu.

 Um outro estudo realizado com ratos mostrou que uma taça de vinho equivale a uma hora de atividade física. Foi incorporada na dieta dos ratos, a substância resveratrol, que é encontrada nos vinhos e frutas.

Os ratinhos ganharam mais força nos músculos esqueléticos e apresentaram melhoras nas funções cardíacas e metabolismo. É como se eles tivessem feito uma malhação intensa, mas na verdade só tiraram proveito da substância encontrada no vinho,

Portanto, para quem quer ter saúde vinho e exercícios físicos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário