segunda-feira, 2 de março de 2015

O CORPO DO VINHO




Quando falamos das características de um certo vinho sempre ouvimos as palavras encorpado, corpo médio ou leve, essas características determinam  como o próprio nome diz o corpo do vinho, mas o que isso significa?

O "corpo" do vinho é a sensação de "peso" que o vinho apresenta na boca. Para exemplificar o que tem mais peso água ou leite? Com o vinho é assim, cada qual com o seu corpo.

O corpo do vinho está diretamente ligado ao seu teor alcoólico e com seu extrato (quantidade de material sólido diluído no vinho). As técnicas de vitivinificação como passagem por madeira também determinam o corpo do vinho.

Os vinhos tintos são geralmente mais encorpados que os brancos, para saber se um vinho é encorpado, leve ou de corpo médio, a dica é degustar diferentes tipos de vinhos e perceber na boca como seu peso varia de um vinho para o outro (não esqueça de usar o cuspidor).

É importante saber se um vinho é encorpado ou leve (também chamado de "fácil de beber") para harmonizar com comidas, a regrinha é: vinhos encorpados com pratos encorpados e vinhos leves com pratos leves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário