quarta-feira, 1 de abril de 2015

1° de abril: 10 MENTIRAS SOBRE OS VINHOS!





Hoje, 1° de abril, dia da mentira não podia deixar de escrever sobre as mentiras que acercam o  mundo dos vinhos.

1- Quanto mais velho o vinho melhor: há grandes vinhos de safras antigas que são muito bons mesmos...mas não é regra, há ótimos vinhos de safras mais recentes e certos vinhos podem estragar com o passar dos anos.

2- Vinho barato não é de qualidade: há muitos vinhos que são ótimos custo-benefício e vice e versa.

3- Rolhas de rosca ou screw-caps são usados em vinhos ruins: a maioria dos países do novo mundo estão utilizando esse novo tipo de rolha. São mais ecológicas e econômicas, a rolha de cortiça ficará apenas para os vinhos mais antigos, essa é a tendência.

4- Vinho branco se faz com uva branca:  champagne é feita com uma uva tinta, a pinot noir, o que dá cor ao vinho é a casca.

5- Enólogo é qualquer pessoa que trabalha com vinho: a profissão de enólogo exige um curso superior, os enólogos são os profissionais que trabalham na vinícola e que participam de todo o processo de produção de vinho. Quem gosta de vinho chama-se enófilo!

6- Prosecco, Champagne e Cava são a mesma coisa: o primeiro é uma uva italiana que faz espumantes nesse país, outros países tambémveem produzindo espumantes com essa uva. Champagne só pode ter esse nome se produzida na região de Champagne e há regras rígidas de produção. Cava é um espumante de origem espanhola.

7-  Vinho tinto não harmoniza com vinho carne branca: pode harmonizar sim, se o acompanhamento for algo mais encorpado ou tiver algum molho pode harmonizar sim. Não é regra mas a maioria dos pratos leves vão melhor com brancos e espumante, mas repito, não é regra!

8- Supermercado é o melhor lugar para comprar vinho: tem que tomar cuidado para comprar vinhos nas grandes redes de supermercado, pois estes compram em grande quantidade por um preço menor, assim podemos cair na cilada das promoções e comprar algo de qualidade inferior. Prefira as delicatessens e lojas especializadas.

9- Vinho engorda: se bebido moderadamente não. Principalmente se a pessoa tem uma dieta regrada e faz exercicios...com isso só terá benefícios com uma tacinha de vinho por dia.

10- É dificil entender de vinho: é só ter o costume de beber (moderadamente) que com o tempo vai aprendendo cada vez mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário