segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O SIGNIFICADO DO TERMO "CRÚ" NO MUNDO DOS VINHOS



Os mais famosos e prestigiados vinhos da França tem o termo "cru" em seus rótulos. Cru, vem do verbo "coitre", que significa crescer, mas também se refere a algo crescido, desenvolvido.

Esse termo nasceucom os monges, que antigamente além de produzir vinhos estudavam os detalhes da produção. Para eles, o termo "cru" definia uma parte homogênea de um vinhedo, cujo vinho apresentava características específicas safra após safra. Ou seja, eles demarcavam os locais onde as uvas produziam vinhos de qualidade, onde o clima e solo contribuíam para isso (hoje conhecido como terroir).

Assim, os monges criaram um mapa delimitando os vinhedos (Crus) da Borgonha, que é usado até hoje. Além de delimitar os crus, os monges os classificaram qualitativamente. Mais tarde essa classificação pasasaria a ser  Grand Cru e Premier Cru na Borgonha.

Portanto, o termo "cru" é usado para indicar um vinhedo específico e uma reputação reconhecida que cresce em um determinado terroir.

Já na região de Bourdeaux, Premier Cru significa qualidade máxima e Grand Cru significa um grande vinhedo. Na Borgonha como dito anteriormente é o contrário, Grand Cru está acima de Premier Cru.

Portanto quando nos deparamos com o termo Grand Cru ou Premiere Cru no rótulo da garrafa significa que é um vinho de qualidade, de uma terra com um ótimo terroir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário