quarta-feira, 2 de março de 2016

Chablis



Quem gosta de vinho branco certamente é fã de Chablis, uma pequena região produtora de vinhos brancos, produzidos sempre com a uva chardonnay, localizada na região da Borgonha, na França. Ao contrário da maioria dos vinhos chardonnays, o Chablis não envelhece em barrica, o que faz dele um vinho diferente dos outros e popular no mundo todo.

A região de Chablis possui um clima desafiador para o cultivo de uvas, pois na primavera podem ocorrer geadas e no outono chove o que prejudica a qualidade das uvas. Os vinhos de Chablis são geralmente cítricos e minerais, de corpo leve e alta acidez.


Quanto a harmonização, a alta acidez do Chablis pede pratos com molhos mais cremosos e por ser um vinho leve pratos também leves como frango, peixes, bacalhau, mariscos, vieira, sushis e sashimis e a melhor harmonização com Chablis: ostras!

Os vinhos Chablis tem a seguinte classificação:

  • Petit Chablis
  • Chablis

 
Domaine Sainte Claire Chablis

  • Premier Cru Chablis AOP: 40 vinhedos produzem esse vinho, sempre bom ver no rótulo o produtor
  • Gran Cru Chablis AOP: apenas 7 vinhedos produzem esse vinho, que é a elite dos Chablis,são eles: Les Clos, Blanchots, Les Preuses, Bougros, Grenouilles, Valmur e Váudesir. Alguns desses passam por madeira.
Brocard Valmur Chablis Grand Cru

 
Para quem gosta de vinho branco vale a pena conferir os Chablis e descobrir os vinhos dessa pequena região da famosa Borgonha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário